Tecnico em Defesa Civil Gestão de Riscos
Técnico em Segurança Pública com ênfase em Defesa Civil
1. No que se refere à gestão do risco, qual a relação entre o comportamento humano e a vulnerabilidade de um determinado ambiente urbano? Os problemas ambientais colocam questões a serem analisadas tendo em vista a relação sociedade/pessoa-natureza. A presença de acontecimentos qualificados como catástrofes, desastres naturais colocam no centro do debate as relações estabelecidas entre a sociedade e a natureza. As catástrofes caracterizam-se como campo de estudo da sociologia e da geografia, além de outras áreas. A vulnerabilidade é uma noção relativa - está normalmente associada à exposição aos riscos e designa a maior ou menor susceptibilidade de pessoas, lugares, infra-estruturas ou ecossistemas sofrerem algum tipo particular de agravo. Se a vulnerabilidade é decorrência de uma relação histórica estabelecida entre diferentes segmentos sociais, para eliminar a vulnerabilidade será necessário que as causas das privações sofridas pelas pessoas ou grupos sociais sejam ultrapassadas e que haja mudança nas relações que os mesmos mantêm com o espaço social mais amplo em que estão inseridos e consideradas pois as relações e contextos, há diferentes “vulnerabilidades”, diferentes situações e condições que se articulam nos distintos momentos e localizações.
Em muitos exemplos, indivíduos ou até mesmo países encontram-se vulneráveis ás ameaças relacionadas ao seu meio ambiente físico. Algumas pessoas vivem em locais de risco inerente para o ser humano – áreas, por exemplo, são muito quentes, muito secas ou muito suscetíveis a acidentes naturais. Locais e condições que antes eram seguros foram alterados que não tem segurança adequada a saúde e a vida humana.
Apesar de nois seres humanos sermos de alguma forma vulneráveis aos impactos ambientais, somos capazes de nos adaptar aas mudanças .
2. Quais as prioridades