tecnico edificaçoes
DESEMPENHO E PATOLOGIA
Desempenho pode ser definido como o conjunto de características ou capacidades de comportamento e rendimento de um indivíduo, produto, sistema, empreendimento ou processo, em especial quando comparados com metas, requisitos ou expectativas (Wikipédia).
Metodologia de desempenho como instrumento de inovação
Desempenho em edifícios: comportamento em uso de um edifício e dos sistemas que o compõe (NBR 15575).
Mau desempenho em edifícios: quando o desempenho em uso de um edifício é abaixo do esperado, causando desconforto funcional, operacional ou visual aos seus usuários.
DANIELE SILVA
Patologia em edifícios: é a manifestação física ou funcional de um mau desempenho quando este ultrapassa valores prefixados abaixo dos quais são considerados inaceitáveis.
DEFINIÇÕES IMPORTANTES
(NBR 15575)
Durabilidade: Capacidade da edificação ou do sistema conservar ao longo do
DEFINIÇÕES IMPORTANTES
(NBR 15575)
tempo desempenho compatível com a utilização prevista no projeto, sob condições de instalação, operação e manutenção especificados.
Exigências do usuário: Exigências de caráter humano, expressas de forma qualitativa em relação ao comportamento em uso da edificação habitacional.
Condições de exposição: Conjunto de ações atuantes sobre a edificação,
Vida útil: Período de tempo durante o qual o sistema pode ser utilizado sob
incluindo
condições satisfatórias de segurança, saúde e higiene.
ocupação.
Vida útil de projeto: Período estimado de tempo, em que um sistema é projetado
para atender os requisitos de desempenho estabelecidos, desde que cumprido o programa de manutenção previsto no manual de operação, uso e manutenção.
cargas gravitacionais, ações externas
e ações
resultantes da
Requisitos de desempenho: Condições qualitativas que devem ser cumpridas pela edificação, a fim de que sejam satisfeitas as exigências do