dadadad
Behaviorismo conjunto de teorias psicológicas que indicam que o comportamento é o mais adequado objeto de estudo da Psicologia. Por meio da Analise do Comportamento usando métodos naturais. Então pelo método de introspecção podemos observar e descrever o comportamento. Os ramos principais desta teoria são o Behaviorismo Metodológico e Radical.
Esta teoria teve inicio em 1913,com um manifesto criado por John B. Watson.
O autor defende que a psicologia não deveria estudar a mente e sim o comportamento,pois esse é notório,facilitando uma observação por uma ciência positivista.
Qualquer modificação provocada por um estimulo do meio ambiente pode gerar manifestações no comportamento,como por exemplo no sistema glandular e motor,mas nem todo comportamento individual pode ser detectado seguindo-se esse modelo teórico,então por isso foi gerado outras teses.
Eduard C. Tolman propõe o Neobehaviorismo Mediacional,em 1932. Na sua Teoria,o organismo trabalha como mediador entre a resposta e o estimulo,existem varias etapas pelo qual ele chamava de variáveis intervenientes – um elo conectado entre estimulo e resposta considerando assim como ações internas.
Tolman, ao contrario de Watson, vale-se processos mentais em suas pesquisas,reestruturando a linha mentalista através do comportamento e ele via no comportamente alvo a ser atingido e por essas características o autor considerou um precursor da Psicologia Cognitiva.
Skinner criou, na década de 40, o Behaviorismo Radical, como uma proposta filosófica sobre o comportamento do homem,sendo radicalmente contra as causas internas e negou também a realidade dos elementos cognitivos,opondo-se à concepção de Watson.
Skinner recusou a crer na existência das variáveis mediacionais de Tolmam, ele acredita que o individuo é um