Tecnico de segurança do trabalho
Para a devida prevenção contra sinistros ou princípios de sinistros é preciso avaliar vários itens que em sua importância fazem toda a diferença.
Alguns detalhes são observados na aplicação das leis, normas e decretos que regulamentam a questão colocada, embora estes detalhes normativos muitas vezes sejam conflitantes é preciso avaliar uma hierarquização das mesmas para que seja aplicável e aceitável as medidas cabíveis quanto a implantação e regularização dos projetos preventivos contra sinistros.
Deve-se entender que para levantar projetos de prevenção contra sinistros é preciso observar projetos já existentes que descritos em planta baixa demonstram todo o desenho das indicações de localização das instalações hidráulicas pertencentes aos sistemas de hidrantes, observar se foi aplicada corretamente as recomendações das normas da ABNT quanto ao tipo de mangueira implantada para o tipo de estabelecimento, As instruções técnicas do corpo de bombeiros e as NBRs.
Extintores
Observar quanto aos locais onde são instalados os extintores localizando-os e identificando-os para melhor execução do trabalho, criando até se possível um mapa de localização identificando-os por numero classe de incêndio e tipo de carga.
Assim podem-se estabelecer projetos de inspeção com planilhas de controles, e providenciar as manutenções vendo a necessidade de substituição dos mesmos por reservas para que não se deixe desprovidos as áreas.
Sinalização
Quanto às sinalizações devem-se observar as cores, dimensões e caracterizações descritas nas Normas Regulamentadoras, Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros e nas NBRs que determinam os padrões de identificação dos itens relacionados a segurança e ao sistema de prevenção contra sinistros.
Algumas formas de sinalização são identificadas para os seguintes fins:
Sinalização de segurança educativa;
Sinalização de alerta;
Sinalização de transito de veículos;
Sinalização de emergência;