O que eu acho das idéias de domenico de masi?
Particularmente, acho que as idéias de Domenico de Masi não são absurdas nem impraticáveis pois estão fundamentadas em profundas pesquisas realizadas pelo mesmo e por seus alunos, sendo que algumas levaram até anos para serem concluídas.
O que me chama bastante a atenção é a forma com que de Masi aborda a questão do trabalho. Segundo ele, há um contraste muito grande, pois há pessoas que trabalham em média doze horas por dia, enquanto muitos estão desempregados. Sendo assim, poderia ser reduzida a jornada diária de trabalho, ou seja, ao invés de um trabalhador prestar serviços durante doze horas, dois trabalhadores poderiam exercer a mesma função em apenas seis horas diárias de trabalho. Além disso, De Masi cita um exemplo de uma pessoa que se viver 80 anos, terá ao todo 230.000 horas vazias, ou seja, sem nada para fazer. Se a sociedade caminhar para este lado, ficará mais evidente a necessidade de cada um desenvolver o seu “ócio criativo”, pois haverá muito mais tempo livre, e este deverá ser utilizado da melhor forma possível com o objetivo de trazer bem-estar, saúde, felicidade, paz e muitos outros benefícios às pessoas e como conseqüência disso, estas terão maior qualidade de vida e trabalharão dispostas podendo contribuir mais em seu ambiente de trabalho.
De Masi também cita a questão das pessoas que somente estudam e cumprem praticamente a mesma carga horária de um trabalhador, porém não são remuneradas por isso, pelo contrário, até pagam para estudar em universidades particulares, pois as públicas são freqüentadas na grande maioria das vezes por estudantes pertencentes a classes sociais mais elevadas, mostrando claramente que existe uma desigualdade muito grande onde “quem pode mais, consegue mais”. Neste caso, mudar esta situação não é uma tarefa fácil porque não envolve somente a questão individual (conhecimentos), e sim, o poder aquisitivo de cada um para investir em boas escolas particulares e em