TECNICIDADE SOCIOLOGICA
Ao olharmos criticamente o universo, percebemos uma infinidade de seres, que pode se dizer de maneira proposital mantem formas de comportamento e relações com base em regras que ordenam a vida em grupo – os seres se agrupam, convivem, competem, acasalam, sobrevivem e se reproduzem em função de suas características e do meio ambiente em que vivem. Tais padrões de conduta parece ser o meio pelo qual as espécies animais buscam a sua preservação por meio da relação entre membros do grupo e do grupo com a natureza.
O homem é uma das espécies animais que mantem tal comportamento dentro do seu grupo, o agrupamento humano é chamado de SOCIEDADE. Durante muito tempo busca-se a origem da sociedade, e tal fato levou a elaboração de várias teorias para explicar essa origem, dentre muitas explicações duas se destacam, a primeira é teoria da SOCIEDADE NATURAL, que diz que a mesma é fruto de um advento da própria natureza humana, a segunda é a teoria da SOCIEDADE CONTRATUAL, que diz que sua origem é a consequência de um ato de escolha. Diante de tais explicações teóricas não há uma doutrina majoritária quanto a origem da sociedade, hoje se sabe que o processo ocorre com os dois atos, em primeiro momento e de forma natural o grupo se aglomera, depois os membros promovem entre se o contrato que é uma forma de aperfeiçoar e evoluir a sociedade.
O homem naturalmente agrupa-se, depois aprimora as suas relações com o contrato entre os membros do grupo e assim o fortalece, esse comportamento se dá através dos PROCESSOS SOCIAIS, assim fica claro que é através de tais processos que o homem de maneira natural e contratual constitui a sociedade.
SOCIEDADE: é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade que tem como finalidade ou objetivo coletivo, O BEM COMUM.
BEM COMUM: O bem comum consiste no conjunto de todas as condições de vida social que consintam e favoreçam o desenvolvimento