Tecnicasdenegociacao
Aula Nº 9 – Os aspectos éticos da negociação
Objetivos da aula:
Os objetivos desta aula visam desenvolver o estudo da ética na negociação. Ao final desta aula, você deverá estar apto a conhecer diversos aspectos éticos imprescindíveis para que haja uma negociação adequada entre as partes envolvidas.
Em termos etimológicos, ética vem do grego ethos, e tem seu correlato no latim morale, com o mesmo significado: conduta, ou relativo aos costumes. Todavia, apesar da mesma origem etimológica, a ética difere da moral sob os seguintes aspectos: 1. 2. 3. 4. 5. Ética é princípio, moral são aspectos de condutas específicas; Ética é permanente, moral é temporal; Ética é universal, moral é cultural; Ética é regra, moral é conduta da regra; Ética é teoria, moral é prática.
O ser humano convive em sociedade. Somos seres gregários, ou seja, temos intuitivamente a necessidade de viver em sociedade e, para convivermos
Faculdade On-Line UVB
105
Aula Nº 09 – Os aspectos éticos da negociação
Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é “o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”.
Administração de Conflitos e Técnicas de Negociação
1. Definição de ética
Anotações do Aluno
em sociedade devemos respeitar o direito, a moral e a ética. A palavra moral, para De Plácido e Silva, “designa a parte da filosofia que estuda os costumes, para assinalar o que é honesto e virtuoso, segundo os ditames da consciência e os princípios de humanidade”. Num sentido amplo, moral é o conjunto de normas de comportamento, de procedimento, que são estabelecidas e aceitas segundo o consenso tanto individual, como coletivo. THOMASIUS, que escreveu sua obra entre 1700 e 1705, asseverava que o Direito só deveria cuidar da ação humana depois de exteriorizada; a Moral, ao contrário, diz respeito àquilo