TECNICAS PAULA ROBERTA
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas – FACISA
Curso: Arquitetura E Urbanismo
Disciplina: Técnicas Retrospectivas
Professor: Danilo Abreu
Aluna: Paula Roberta Santos Balduino
LADRILHOS HIDRÁULICOS
Campina Grande- PB, 03 de junho de 2015
Os ladrilhos hidráulicos, eles foram bastante utilizados no Brasil nas décadas de 30, 40 e 50, que eram trazidos pelos imigrantes italianos.
Por possuírem uma beleza e versatilidade em suas peças, e podendo ser aplicados em várias áreas, com diversos desenhos, cores e até mesmo texturas. Eles são produzidos um a um, os ladrilhos são vendidos sob encomenda e é preciso cuidados extras na armazenagem e assentamento: as peças devem ser guardadas sobre paletes face a face e são assentadas no estágio final da obra, para evitar que sujem ou quebrem devido à porosidade do ladrilho. A aplicação em calçadas e áreas públicas dispensa a resina protetora, mas a área também deve estar livre de sujeiras.
“O Ladrilho Hidráulico é arte, é magia, é como se confeccionássemos um bolo...é mágico. É uma camada de tinta, uma camada de cimento. Parece ser simples, mas tem uma técnica avançada, que é a mesma técnica usada há mais de 150 anos. Tem uma infinidade de moldes, mais de cem cores, então é infinita a possibilidade de criação e produção do ladrilho hidráulico.“ (Júnior)
Além disso, segundo alguns fabricantes, a durabilidade de um ladrilho hidráulico em uso é, em média, de 100 anos. Esta resistência ao desgaste por abrasão, possivelmente, está ligada às características do pó de rochas graníticas utilizadas na mistura constituinte do revestimento dos ladrilhos hidráulicos. Os ladrilhos apresentam um acabamento superficial altamente durável, não desbotando facilmente e, dificilmente se quebram ou fissuram. Da mesma forma, raramente perdem seu desenho original, uma vez que este não é somente uma pintura superficial ou impressão, os desenhos se constituem em uma das camadas