Tipos de conhecimento
ANA PAULA DE OLIVERA
TIPOS DE CONHECIMENTO
VARGINHA – MG
2014
UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO – UNIFENAS
ANA PAULA DE OLIVEIRA
TIPOS DE CONHECIMENTO
Trabalho apresentado pela Universidade José Rosário Vellano como parte das exigências da disciplina PESQUISA 1 para obtenção de conceito.
Orientadora: Profª Msc. Roberta Ribeiro de Carvalho
VARGINHA – MG
2014
SUMÁRIO
1 Introdução
2 Desenvolvimento
2.1 Conhecimento empírico
2.2 Conhecimento filosófico
2.3 Conhecimento Religioso
2.4 Conhecimento cientifico
3 Conclusão
Referências
1 Introdução
O conhecimento não surge do nada, ele vem das experiências que acumulamos do nosso dia-a-dia, dos relacionamentos interpessoais, de leitura de livros e outros artigos.
O ser humano é o único capaz de criar e transformar conhecimento, aplicar o que se aprende em determinadas situações, criar sistema de símbolos, como a linguagem, e com ele registrar a própria experiência e passar para outros seres humanos.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Conhecimento empírico
O conhecimento empírico é comum por ser produzido por todo o ser humano, ou seja, é um conhecimento adquirido através de ações não planejadas, por experiências do dia-a-dia. Os conhecimentos do indivíduo são gerados quando eles se interagem com o mundo, sendo consequência da experiência individual.
Não se deve desconsiderar a experiência individual, mas sim compreendê-la como fruto da vivencia do sujeito e não como uma regra irrestrita, cuja validade é sempre ampla e inquestionável (Ferrari, 1982).
A ciência não se opõe a esse tipo de conhecimento, pois a partir dele pode se iniciar pesquisas que terão fins produtivos como leis e princípios científicos.
Ao se corresponder com a aparência e com o que se ouviu dizer a respeito do objeto, pode se dizer que esse