INTRODUÇÃO
Carlyle e a Família Scopel
O fundo de investimentos Carlyle, a muito tempo se interessa pelos atrativos da nossa economia e uma das características marcante é a diversidade dos setores da economia escolhidos por ela.
O Grupo que obtém participações em empresas como Hi Happy e CVC, faz uma aposta no setor de infraestrutura, por acreditar que este está em uma ascensão vertical e impacta diretamente a economia nacional.
A Scopel Desenvolvimento Urbano, chegou a ser a segunda maior loteadora do Brasil, uma empresa familiar, atuante no segmento de desenvolvimento urbano há mais de 47 anos, que transparecia confiança e tradição em suas ações. Tendo como seu principal diretor Ciro Scopel, que dividia as atividade com as de Vice – Presidente de Sustentabilidade do Secovi, que carregar as suas crenças e valores do Triple Bottom Line em ambas as gestões, a Scopel tinha como uma das principais características o crescimento sustentável e racional, sempre respeitando as questões ambientais e seus próprios limites econômicos.
Em 2007, a Carlyle enxerga o mercado de desenvolvimento urbano como um possível investimento rápido e rentável, compra 60% das ações da Scopel e detém o controle da empresa, ficando assim com a gestão financeira da Organização e deixando a gestão imobiliário com a família, pois ainda são eles que tem o know how do negócio.
Com o mercado imobiliário aquecido, a Scopel sai de suas raízes afim de “ dar um pulo maior que as pernas” e o resultado não poderia ser diferente, com a queda em suas ações e surgimento de problemas financeiros e de gestão, depois de uma grande queda de braços o Grupo Carlyle fica com 100% das ações sem pagar mais nada. Acontecido isso, o grupo afasta o então CEO Ciro Scopel e o substitui pelo Diretor Leonardo Paranaguá.
TESE
Umas das características mais importante de um fundo de investimento é: a única segmentação que temos para os investimentos são os que dão lucro e os que não dão lucro.