ATIVIDADE 4 CI NCIA POL TICA
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
POLO PRESENCIAL: MAURITI
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DISCIPLINA: CIÊNCIA POLÍTICA
ALUNO: GILBERTO JUCA DA SILVA – MAT.1325083 ATIVIDADE 4
TROPA DE ELITE 2 – O INIMIGO AGORA É OUTRO
Aos assistirmos o filme e em confronto com o aprendizado colhido na disciplina de Ciência Política ficou no ar uma indagação: Será que o povo brasileiro é representado no modelo de democracia sufragista existente em nosso país?
Propusemos-nos a analisar o tema e tentar apresentar uma resposta possível para a questão.
O voto nada mais é do que uma opinião do eleitor sobre um programa partidário ou um projeto de governo que é discutido durante uma campanha eleitoral. O eleitor leva em consideração vários fatores e aí se posiciona.
Desta forma cumpre serem analisados todos os fatores que influenciam no voto do eleitor brasileiro. Foram relacionados alguns, dentre os quais: a influência da mídia, do poder econômico e financeiro, das pesquisas eleitorais, da violência, a questão local, a ideologia, etc.
A mídia como fator de influência no voto do eleitor tem peso enorme, uma vez que os meios de comunicação estão diariamente e o dia todo à disposição dos eleitores. O índice de assistência ao Jornal Nacional é enorme, às emissoras de rádio tem forte ascendência sobre as camadas populares, bem como as redes sociais tem forte controle sobre a classe média e classe alta. Daí se tira o quanto é forte a influência da mídia na opinião dos eleitores. Basta ver que os grandes meios de comunicação fazem um massacre quase que diário do governo e do partido que a presidente é filiada atribuindo a eles todas as mazelas de corrupção da História do Brasil. E isto influencia muita gente.
O poder econômico, financeiro e político tem forte preponderância também sobre o eleitor de forma variada. Sobre o eleitor de baixa renda por necessidade, uma vez que onde o Estado não se faz