Tecnicas de nucleação
As técnicas de nucleação são usadas na recuperação de áreas degradadas onde possua vegetação nativa.
É uma técnica simples e barata. Essa técnica não se baseia apenas no plantio de arvores, ela utiliza os pássaros como ajuda fundamental para o sucesso do empreendimento.
Junto à nucleação, mais cinco técnicas são usadas ao mesmo tempo, são elas: Plantio de Mudas Nativas – Transposição do Solo – Chuva de Sementes – Formação de Poleiros e Implementação de Galharias.
Plantio de Mudas – São Usadas dez espécies diferentes, sempre plantando um grupo de cinco mudas de cada espécie.
Transposição do Solo – A equipe vai até a mata preservada próximo a área a ser recuperada e coleta dez centímetros de uma camada superficial de terra. Essa porção de terra irá conter galhos, folhas, fungos, bactérias, minhocas, etc. Que são importantes na fertilização do solo. Essa terra em questão é transportada até a área a ser recuperada, e depositada no solo degradado.
Chuva de Sementes – Acontece com a ajuda de peneiras colocadas entre as arvores. Vento, chuva, animais carregam de um lado para o outro as sementes de locais distantes e elas vão caindo na peneira e depois é só recolher.
Poleiros – Os poleiros artificiais são feitos de bambu e amarrados com cipó. Mas existe também aqueles que aproveitam arvores que estão muito próximas à cabeceiras dos rios por exemplo e que pela legislação não poderiam estar naquele lugar. Na arvore em questão, usa-se uma técnica chamada de anelamento.
O anelamento é feito da seguinte forma: se constrói um anel em volta do tronco da arvore e a seiva que correria é interrompida. A arvore morre e vira um local privilegiado de visão e descanso para os pássaros.
Galharias – São montes de galhos que servem de abrigo para roedores e cobras que são muito bem vindos. Esses animais usam as galharias para estocar sementes que acabam germinando