MODELOS DE NUCLEACAO
FACULDADES UNIFICADAS DE TEÓFILO OTONI
IURY MAURÍCIO
LAIZA LUIZ DOS SANTOS
MARRAYANE ALVES
THIAGO GUEDES
MÉTODOS DE NUCLEAÇÃO
TEÓFILO OTONI – MG
2015
IURY MAURÍCIO
LAIZA LUIZ DOS SANTOS
MARRAYANE ALVES
THIAGO GUEDES
MÉTODOS DE NUCLEAÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina de
Recuperação de Áreas Degradadas das
Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni, como requisito parcial para a aprovação na disciplina. Prof. (a): Izabel Marques.
TEÓFILO OTONI - MG
2015
1 INTRODUÇÃO
O homem tem interferido de forma bastante negativa no equilíbrio do ecossistema, pois suas ações e modelo de vida tem se tornado cada vez mais agressivas ao meio ambiente, alterando as suas características naturais.
Observa-se que o desenvolvimento da sociedade urbana e industrial, por não conhecer limites, ocorreu de forma desordenada, sem planejamento, à custa de níveis crescentes da degradação ambiental.
De acordo com o Decreto Federal 97.632/89, degradação ambiental é definida como o aglomerado de “processos resultantes de danos ao meio ambiente, pelos quais se perdem ou se reduzem algumas de suas propriedades, tais como, a qualidade ou capacidade produtiva dos recursos ambientais”.
Um dos recursos ambientais que mais sofre degradação é o solo, pois é ele o suporte para as atividades humanas como moradia e produção de alimento.
Dessa forma, o solo tem passado por um intenso processo de supressão da vegetação, deixando-o
exposto
e
susceptível
as
intempéries
climáticas,
intensificando ainda mais a exaustão do recurso e a perda de sua resiliência.
Sendo assim, com o intuito de recuperar uma área antropizada torna-se necessário a intervenção humana com utilização de técnicas conservacionistas como o manejo do solo e até mesmo a revegetação.
Entre os métodos de recuperação de áreas degradadas estabelecidos no programa de recuperação de áreas degradas (PRAD), tem-se o método da nucleação que é um princípio sucessional na colonização de áreas em formação e