Taninos Da Casca Da Barba De Tim O11
543 palavras
3 páginas
Barba-de-timão, casca-da-virgindadeIntrodução
A barba-de-timão do gênero Stryphnodendron, tem em sua riqueza em plantas produtoras de frutos alimentares, rezina, óleos, gomas, aromas, tintas, cordoaria, lixa, substancia toxicas, têxteis, forragem, ornamentação, e tanagem.
O potencial medicinal também é salientado, podendo-se citar a espécie Stryphnodendron adstringes, com propriedades tanifera e medicinal.
As atividades farmacológicas do barba-de-timão estão diretamente ligadas aos teores de taninos condensados, que variam de 20% a 50% dos compostos presentes na planta (Correa 1978). Em decorrência desses altos teores, a planta é também empregada na indústria do couro e na fabricação de tinta de escrever. Isso demonstra a importância da espécie, não só no campo da fitoterapia, mas também como fonte de taninos para o abastecimento de curtumes e fornecimento ode matéria corante para indústria de tintas.
Os Taninos são substâncias fenólicas solúvel em água, as quais apresentam a habilidade de formar complexos insolúveis em água com alcaloides, gelatinas e outras proteínas.
Estes compostos são particulares importantes componentes gustativos, sendo responsáveis pela adstringência de muitos frutos e produtos vegetais.
Plantas ricas em taninos são empregada na medicina tradicional no tratamento de diversas moléstias, tais como diarreia, hipertensão arterial, reumatismos, hemorragias, feridas, queimaduras, problemas estomacais(azia, náusea, gastrite e ulcera gástrica), problemas renais e do sistema urinário e processos inflamatórios em geral.
Na indústria a alimentícia os taninos é usado como antioxidantes no sucos de frutos e bebidas e como clarificante de vinhos; e como corantes têxteis; na produção de borrachas; e como coagulantes e floculantes no tratamentos de água em barragem.
Objetivo
O objetivo desta prática foi determinar a quantidade de taninos extraídos da casca da Barba-de-timão através do método solvente sobe aquecimento.
Materiais e métodos
MATERIAL E