Tecnicas de negociaçã
Manter a calma, não agir sem pensar. Tentar descobrir o máximo possível de informação da pessoa com quem está negociando. Saber quais são os seus interesses, motivação, as suas necessidades desejos e preocupações.
Que habilidades são essenciais?
Ter uma perspectiva colocar-se no lugar do outro, descobrir os interesses, inventar opções, avaliar o que estar sendo proposto, pensar antecipadamente e saber construir pontes para que seus adversários possam chegar até você.
Qual é o papel do negociador neste processo?
Fazer uma boa negociação não visando apenas os próprios interesses e sim também os interesses do adversário.
Este texto deve ser inserido no anexo final Nesta etapa, descobrimos que para ser um bom negociador não é necessário apenas, saber falar bem ou se portar de forma adequada durante uma negociação.
Mais é preciso termos algumas habilidades como: saber formar estratégias, olhar para o outro lado do jogo e imaginar que atitude este lado tomaria após algumas decisões serem realizadas. Muitas pessoas fracassam em uma negociação pelo o fato de não ter paciência e acaba agindo precipitadamente. Devemos manter a calma o autocontrole e ter uma perspectiva. Tomar bastante cuidado para não perdemos de vista o objetivo.
Para podermos criar um plano de ação é muito importante descobrimos quais são os interesses do outro lado, fazendo algumas perguntas como: “ajude-me a entender as suas necessidades”, o que haveria de errado em? “por que não?” e pelo que entendi seus interesses são...
Nunca devemos criticar o outro lado, ou dizer que o que ele está propondo não é o que você quer. O importante é conversar sobre elas para juntos, identificar os pontos positivos e negativos da proposta. Podemos também criar cenários para quer seja possível encontrar uma solução que atenda os nossos interesses e os interesses do outro lado, pois em uma negociação de sucesso não há apenas um vencedor e sim dois vencedores