tecnicas de negociaçoes
Para iniciar um processo de negociação antes de tudo é preciso estar ciente que as respostas esperadas podem não vir, ou quando vir podem ser decepcionantes, ou seja, um “não” ou vários “não”, por isso é preciso estar preparado para esse “não”, não com o fim da negociação mais sim como o começo, nesse caso de negativa é necessário manter o bom relacionamento com o empregador, por isso, insistir muito poderá causar transtornos e atrapalhar essa relação. Receber o não, porém, não é sinal de desistência, é hora se ouvir as razões apresentadas pela chefia, e renovar suas metas para uma próxima oportunidade. Questionar sobre o que é preciso fazer para obter o aumento esperado, e com a resposta ir a busca do objetivo, evite ultimados, ameaças ou outros comportamentos grosseiros. Saiba ouvir e procure compreender o ponto de vista da empresa, e mostre que você espera o mesmo, assim trabalharam em conjunto para chegar a um consenso. pois uma negociação só acontece quando duas pessoas buscam satisfazer ambas as partes.
Numa negociação salarial alguns pontos são essenciais como preparação, firmeza, prudência, autocontrole e também avaliar o posicionamento e momento que a empresa esta vivendo no mercado. É preciso saber aonde você quer chegar, ter em mãos argumentos e informações para reagir diante de um “não”, sem se abater, ou permitir que emoções tomem conta da razão, pois o objetivo é negociar.
Marque uma reunião com o gestor da empresa e o gestor do RH, de preferência em horários que não atrapalhe a rotina comercial de trabalho, defina o assunto que será abordado e comunique-os previamente.
Ao dar inicio a reunião coloque as argumentações e a importância para os colaboradores ou para você tanto na área pessoal quanto na social, valorizando o trabalho que o colaborador exerce na empresa. Faça comparações com anos anteriores aos seus mostrando resultados e desenvolvimento do seu trabalho, mostre o interesse de continuar