TECNICAS DE LABORATORIO
Profª: Carla Ferreira EXPERIMENTOS
OBJETIVO Apresentar aos alunos os materiais mais comuns de uso em laboratório de Química buscando identificar suas formas, características e aplicações na rotina de laboratório. DESCRIÇÃO E APLICAÇÕES 1- Almofariz (Grau) e Pistilo - Aparelho usado na trituração, pulverização e homogeneização de sólidos. Pode ser encontrado em vários materiais e os de porcelana são mais comuns.
2- Anel ou Argola –Peça metálica em forma de argola empregada como suporte de funis de filtração simples, funis de separação, balões e materiais em geral.
3- Balão de destilação ou Balão de Engler - Balão de fundo chato com saída lateral para passagem dos vapores durante uma destilação.
4- Balão de fundo chato –Balão de vidro empregado para aquecimento ou armazenamento de líquidos ou solução (pode apresentar junta de vidro esmerilhado, ou não).
5- Balão de fundo redondo–Balão de vidro usado para aquecimento de líquidos e reações químicas de modo geral (com ou sem refluxo). Pode ser utilizado para destilações em substituição ao balão de Engler, para tanto, é necessário que apresente junta de vidro esmerilhada e que se já utilizado uma cabeça (adaptador) de destilação. .
6- Balão volumétrico – Como toda vidraria volumétrica apresenta aferição precisa de volume.
Desta forma, é empregado na preparação de soluções de concentração conhecida.
7- Bastão de vidro ou Bagueta - É um bastão maciço de vidro. Serve para agitar e facilitar as dissoluções, mantendo as massas líquidas em constante movimento. Também