Tecnicas de Backup
De
Backup
Segurança e Auditoria de Sistemas
Paula da Costa
Leal Macedo
SUMÁRIO
Conteúdo
CAPITULO 01
INTRODUÇÃO
Inúmeros fatores devem ser levados em consideração quando o assunto é Segurança da Informação (SI), dês de fatores abstratos como a proteção contra ataques externos ou internos de pessoas indevidas, roubo de dados, acesso não autorizado às informações por usuários sem permissão, vírus, spyware, malware, entre outras coisas, até a parte concreta do assunto, como invasão de redes, defeito em equipamentos, incêndio, desmoronamento, terremoto, perca, roubo e etc. Apesar de muitos esforços para reduzirem ao máximo a probabilidade de incidência sobre as valiosas informações das empresas e o constante desenvolvimento de tecnologias e ferramentas que caminham no sentido de ajudar a proteger mais as informações, ainda há fatores que não são solúveis, como por exemplo, fenômenos naturais.
Tendo em vista estes incidentes naturais ou não, este trabalho aborda um assunto extremamente importante dentro do contexto de SI. Backup é a palavra chave para uma pessoa ou empresa se prevenir desses incidentes, tanto logicamente, como fisicamente. Neste trabalho veremos alguns conceitos básicos sobre copia de segurança (backup), e técnicas e proteção dos backups, ou seja, backup dos backups. Citaremos ainda que não basta ter uma rotina de backup, diversos outros fatores tem de ser levado em consideração, como consistência das copias de dados, auditoria, armazenamento, localização e etc.
Tendo base estes tópicos relacionados, é inevitável comentar sobre o fato histórico que marcou ainda mais a importância de se fazer copias de segurança de seus dados. Estamos há falar do atentado de 11 de setembro ao World Trade Center, onde funcionavam mais de 450 escritórios de empresas em uma das torres, dentre elas bancos, lojas, financeiras, seguradoras e muitas outras. Muitas dessas empresas faziam suas copias de segurança