Redes de computadores
Princípios da SI
Atualmente, um assunto em moda cobrado pelas bancas de concursos públicos é a
Segurança da Informação, tal ênfase esta diretamente relacionada com o avanço das transações pela Internet que muito favorece a um mundo globalizado.
A Internet por se tratar de uma rede pública, possui membros anônimos, que podem agir de acordo com as próprias leis, numa terra de ninguém onde questões de sigilo e privacidade se tornam primordiais, como em transações bancárias, compras com cartão de crédito e acessos remotos.
Em todos os casos, há necessidade de agir com responsabilidade, daí a necessidade de princípios para estabelecer o mínimo de segurança.
Um sistema de Segurança da Informação baseia-se em quatro princípios básicos:
D
ISPONIBILIDADE
I
NTEGRIDADE
C
ONFIDENCIALIDADE
A
UTENTICIDADE
Se um ou mais desses princípios forem desrespeitados em algum momento, significa que houve um incidente ou quebra de segurança da informação.
Disponibilidade
O princípio da Disponibilidade é garantido quando a informação está acessível, por pessoas autorizadas, sempre que necessário.
Quando um sistema está “fora do ar” por qualquer motivo ocorreu um incidente na segurança da informação por quebra da disponibilidade.
As causas de tal ocorrência podem ser as mais diversas, desde a falta de luz, incêndios, sabotagens até vírus, ataques computacionais, congestionamentos, etc.
Alguns cuidados muito comuns que versam sobre disponibilidade são: o uso de nobreaks, a manutenção dos backups e o espelhamento de discos (RAID).
Integridade
O princípio da Integridade é garantido quando a informação acessada está completa, sem alterações e portanto confiável.
Quando uma informação é indevidamente alterada, intencionalmente ou não, caracteriza um incidente na segurança da informação por quebra de integridade.
Uma técnica muito utilizada para a garantia da Integridade é o uso de funções Hash.
FISCAL DO CEARÁ –