Qt - controle de menu
Introdução ao Qt Designer
I Seminário Doctum
de Tecnologia da Informação
Introdução ao Qt Designer
Introdução
A ferramenta Qt é uma biblioteca de classes C++ para construção de programas GUI multiplataforma, ou seja, “write once, compile anywhere” (Escreva uma vez, compile em qualquer lugar). Assim, um programa construído em Qt pode ser compilado em Windows, Linux, Mac e outros sistemas operacionais.
Em sua biblioteca, a Qt traz uma infinidade de APIs, que podem ser usadas para diversos fins, desde tratamento de strings, manipulação de arquivos, construção de interfaces gráficas (GUI) a criação de objetos OpenGL e muitas outras possibilidades e por ser feita em C++, a Qt utiliza todos os recursos avançados de Orientação a Objetos, além de herdar toda a eficiência dessa linguagem largamente utilizada em sistemas de grande porte.
Outro ponto interessante é que a Qt é a biblioteca base do projeto KDE, onde a maioria dos aplicativos utilizados no ambiente KDE são construídos utilizando a Qt. Essa união Qt/KDE fez com que ambos crescessem de forma surpreendente.
O Qt Designer é um ambiente de programação visual que permite a construção de programas de forma mais rápida utilizando a Biblioteca Qt, possibilitando a criação de interfaces apenas arrastando os objetos e encaixando-os no projeto.
Sinais e Slots
Uma das características importantes da Qt são os sinais e slots. Sinais podem ser emitidos tanto por uma ação do usuário, quanto por um evento interno do computador. Os Slots são as funções que repondem a certos sinais.
Um exemplo para este mecanismo é o ato de pressionar um botão “ok” , o ato de pressionar
(clicked()) o botão é um evento que gera um sinal, a ação que ele deve tormar como fechar a janela invocando um método “close()” interliga o sinal (clicked()) ao slot (close()).
A utilização de Sinais e Slots é bem simples e rápida.
A Interface
O Qt Designer fornece um ambiente