Trabalho
Sabemos que no mundo real não existem sistemas totalmente seguros e o mundo virtual segue o mesmo preceito. Por maior que seja a proteção adotada, estaremos sempre sujeitos as invasões, roubos e ataques. Então é importante que conheçamos o perigo e saibamos como nos proteger.
Atualmente já utilizamos a Internet para realizar diversos serviços corriqueiros, como compras, serviços bancários, investimentos, além de negócios ou troca de informações confidenciais via e-mail. Grandes partes dos problemas ocorrem por puro desconhecimento dos procedimentos básicos de segurança por parte dos usuários. Saber como agir em caso de problemas, também poderá ajudar, e muito, nas investigações policiais dos crimes virtuais.
- PRINCÍPIOS DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
A segurança da informação busca reduzir os riscos de vazamentos, fraudes, erros, uso indevido, sabotagens, paralisações, roubo de informações ou qualquer outra ameaça que possa prejudicar os sistemas de informação ou equipamentos de um indivíduo ou organização. Uma solução de segurança adequada deve satisfazer os seguinte princípios:
- CONFIABILIDADE: significa proteger informações contra sua revelação para alguém não autorizado - interna ou externamente. Consiste em proteger a informação contra leitura e/ou cópia por alguém que não tenha sido explicitamente autorizado pelo proprietário daquela informação. A informação deve ser protegida qualquer que seja a mídia que a contenha, como por exemplo, mídia impressa ou mídia digital.
- INTEGRIDADE: consiste em proteger a informação contra modificação sem a permissão explícita do proprietário daquela informação. A modificação inclui ações como escrita, alteração de conteúdo, alteração de status, remoção e criação de informações.
- DISPONIBILIDADE: consiste na proteção dos serviços prestados pelo sistema de forma que eles não sejam degradados ou se tornem indisponíveis sem autorização, assegurando ao usuário o acesso aos dados sempre que deles precisar. Isto