Tecnicas de Armazenagem
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é descrever as técnicas, métodos de armazenagem, a sua importância dentro do armazém, assim como também mostrar os principais tipos de equipamentos de movimentação mais utilizados em um centro de distribuição.
Os modos de estocagem fazem a diferença dentro do armazém. Neste ponto estão incluídos a unitização de mercadorias, que gera muito mais facilidade no quesito movimentação e descarga em um centro de distribuição, e a verticalização de cargas de outras mercadorias, o que permite melhores condições de espaço físico.
Os equipamentos de movimentação são muito importantes para os profissionais do ramo da armazenagem, e as técnicas que ao longo do corpo deste trabalho serão descritas são usualmente úteis para manter a boa organização dentro de um armazém visando à ampla proteção de toda a mercadoria estocada num depósito, além de solucionar problemas ocasionais trazendo melhor suporte pelo uso das técnicas e equipamentos que serão mencionados.
Um bom armazém deve seguir uma estratégia interna que facilitará no processo de cargas e descargas de mercadorias que ali serão distribuídas e estocadas por pequenos e longos períodos e do momento da chegada até o momento da saída para os clientes, evitando qualquer tipo de inconvenientes, tais como furtos ou avarias.
Mediante a todos os itens citados sobre armazém, é considerado que as técnicas de armazenagem e os equipamentos de movimentação são importantes para manter um equilíbrio entre o fluxo de mercadorias e aperfeiçoar o espaço físico do depósito e pode ter como definição o modo como são manuseados e como interagem para descarregar ou locomover mercadorias internas. Pode-se ter uma definição mais ampla ao concluir que as técnicas de armazenagem e os equipamentos de movimentação basicamente exercem a função de organizar dentro de um depósito diversas mercadorias sem ultrapassar os limites de espaço físico até o momento de expedição.
2