tecnicas de acesso ao meio
Buscando um maior eficiência o uso do espectro dispónivel aos serviços de rádio móvelforam criadas técnicas que permitem o acesso de múltiplos usários ao meio de trasnmissão,ou seja,o compartilhamento de canais de rádio.A alocaçao de canais sob demanda é conhecida como Demand Assigned Multiple Acess (DAMA).Três métodos de acesso ao meio se destacaram nos sistemas de comunicaçao móvel celular diferenciados apenas pela manipulaçao adequada da frequencia,tempo ou código.
3.1 FDMA
Com a invenção dos microprocessadores e a concepção da comunicação celular nas décadas de 70 e 80, a primeira geração das comunicações móveis nascia. Estes sistemas eram essencialmente analógicos e utilizavam o FDMA (Frequency Division multiple Acess) para se comunicar e foi projetado para trafegar somente voz. Os primeiros sistemas desenvolvidos foram o Nordic Mobile Telecomunications (NMT), Advanced Mobile Phone Service (AMPS), Total Access Comunications System (TACS), Extended Total Access Comunications System (ETACS), C450 e o Radicom 2000. (AL-SHAHRANI, Abdurrhman; AL-OLYANI, Hammod, 2009). De acordo com AL-SHAHRANI e AL-OLYANI (2009) o NMT foi o primeiro sistema celular analógico que começou a ser operado na Escandinávia em 1979. Inicialmente utilizava a banda de 450 MHz e um pouco mais tarde foi nomeado NMT450. Devido a necessidade de mais capacidade, o sistema adotou a banda de 900 MHz e ficou conhecido como NMT900. O AMPS foi introduzido nos EUA em 1978 pelos laboratórios Bell e começou efetivamente a ser operado em 1983 em Chicago. O TACS teve inicio em UK em 1982. Os sistemas celulares conhecidos como C-450 (operava na banda de 450 MHz) e o Radicom 2000 (operava na banda de 200 MHz) foram introduzidos na Alemanha e na França respectivamente em 1985.
O FDMA é o método mais comum nos sistemas analógicos. O espectro de freqüências disponível é dividido em canais. Cada assinante sintoniza um canal (sua portadora).
O número de