Tecnicas de acesso ao meio
Multiplexação → O processo de se transmitir diversos sinais através de um único canal
Três métodos de acesso ao meio se destacam nos sistemas de comunicação móvel celular:
Multiplexação por divisão em freqüência (FDM), na qual os sinais são modulados e distribuídos ao longo do espectro de freqüências disponível; Multiplexação por divisão no tempo (TDM), que aloca janelas de tempo para os sinais previamente amostrados; Multiplexação por divisão em códigos (CDM), em que os sinais são separados por técnicas de codificação, mas misturados em tempo e freqüência.
Multiplexação por Divisão na Freqüência A multiplexação por divisão em freqüência utiliza o método de enfileirar os canais, com cada canal ocupando uma diferente porção do espectro de freqüência.
A função do multiplex (MUX) é fazer uma distribuição de canais ao longo de uma faixa de freqüências. O MUX aloca as freqüências dos canais, nas suas devidas faixas, dentro da banda básica especificada. A banda básica é formada pelo conjunto de todos o canais multiplexados.
Os sinais são modulados e distribuídos ao longo do espectro de freqüências disponível. Os espectros de freqüências dos canais são deslocados, para que ocupem a banda passante do sistema, sem que haja superposição. O conjunto de todos os canais é transmitido.
No transmissor os espectros de todos os sinais são combinados. No receptor, os vários espectros são separados, usando-se filtros passafaixa e demoduladores apropriados.
Na multiplexação em freqüência os sinais são modulados em SSB (Single Side Band ou faixa lateral singela)e empacotados em conjuntos de 12 canais, para formar um grupo.
Modulação
Demodulação
Hierarquia de Mutiplexação FDM
FDMA em Sistemas Celulares Analógicos AMPS
Amplitude
Tempo
Freqüência f1
f2
f3
f4
f5
f6
f7
FDMA – Frequency Division Multiple Access
• Par de canais 30KHz, 45MHz banda de guarda • 825 a 849MHz Uplink e 870 a 894 Downlink •