tecnica do esfegaço
INTRODUÇAO
A confecção do esfregaço sanguíneo é o fator mais importante para a realização de um hemograma. Há todo um procedimento técnico para que o esfregaço seja satisfatório, ele deve ser fino e regular, e de margens livres, para haver boa distribuição das células.Por meio dessa técnica é possível fazer uma contagem do número de neutrófilos, linfócitos, monócitos, eosinófilos e basófilos, e chegar a uma porcentagem de cada célula encontrada.
OBJETIVO
Realizar a técnica do esfregaço sanguíneo para identificar os seguintes componentes do sangue humano: linfócitos, neutrófilos, monócitos, basófilos e eosinófilos.
MATERIAIS
Lâmina
Lamínula
Capilares
Tubo de Ensaio contendo Sangue Humano
Fixador
Hematoxilina
Eosina
Água Corrente
Óleo de imersão
Microscópio Óptico
Luva
PROCEDIMENTO
O primeiro passo do experimento foi pegar uma lâmina limpa apoia sobre a pia, em seguida foi utilizado os capilares para pipetar o sangue que estava no tubo de ensaio e pipetou-se uma pequena quantidade na lâmina.
Após essa etapa foi necessário pegar outra lâmina limpa, com essa lâmina extensora arrastou-se o sangue um pouco para trás preenchendo toda a borda e fez-se o esfregaço utilizando a lâmina Depois de alguns minutos, pegou-se a lâmina com o esfregaço e a mergulhou no fixador que estava dentro do primeiro refratário durante 05 segundos. Após ser tirada do fixador, ela foi mergulhada no segundo refratário que havia eosina e foi deixada por 05 segundos. O terceiro refratário havia o segundo corante a hematoxilina, então a lâmina foi mergulhada neste refratário por aproximadamente 05 segundos. Após a etapa do corante, a lâmina foi levada até uma torneira onde continha água corrente e foi aos poucos mergulhada num jato moderado de água. Em seguida levou-se a lâmina para secar.
Quando a lâmina já estava totalmente seca, ela foi levada ao microscópio óptico para ser focada e visualizada.
Onde