Tecnica de forjamento
Forjamento é um processo de conformação no qual mediante a aplicação de esforços mecânicos altera-se plasticamente a forma dos materiais. O forjamento é um processo de conformação mecânica que antecedeu a todos os demais processos de transformação por deformação plástica (anterior a data de 1.500 a.C).
O Forjamento é um processo de fabricação que produz peças com excelentes propriedades mecânicas com mínima perda de material, com um menos custo de fabricação quando comparado a outros processos.
O Forjamento pode ser realizado, a exemplo dos demais processos de conformação mecânica, à quente ou à frio.
Forjamento à quente – vantagens/características
Permite grandes deformações;
Exige menores esforços mecânicos;
Oferece boa precisão dimensional.
Prensa de Forjamento à Quente
Forjamento à frio – vantagens/características
O grau de deformação é limitado;
Exige maiores esforços mecânicos;
Oferece ótima precisão dimensional.
Quanto ao tipo de carga aplicada, o Forjamento pode ser assim classificado: (i) por impacto e (ii) por pressão.
Forjamento por impacto: ideal para o forjamento individual de peças; o processo é realizado pela aplicação de uma carga instantânea em uma área relativamente pequena. O martelo pode ser acionado por ar comprimido ou hidraulicamente. Este tipo de forjamento pode produzir uma grande variedade de formas (“shapes”) e tamanhos. A desvantagem do processo é a necessidade de uma usinagem na seqüência.
Forjamento por pressão: nesse processo uma pressão continua e devagar é aplicada na área a ser forjada. Pode ser realizada à quente ou à frio. A operação a frio é realizada em forjamento de materiais recozidos e a operação à quente em peças para maquinaria pesada. Esta modalidade de forjamento (por pressão) é mais econômica que por impacto e grandes tolerâncias dimensionais são obtidas.
Vide filme http://www.youtube.com/watch?v=OgB4lMN814I
O processo de forjamento pode ser ainda classificado em: (i)