forjamento
Componentes: Jaderson Misael de Paula dos Santos RA: 129835
Alisson de Melo Souza RA:136739
Objetivo
O Objetivo desse trabalho é aprimorar nossos conhecimentos nos processos de fabricação, neste caso o do forjamento. Vamos abordar vários assuntos sobre forjamento: processo, tipos, vantagens, desvantagens, características e aplicações.
Desenvolvimento
Forjamento é o nome genérico de operações de conformação mecânica efetuadas com esforço de compressão sobre um material dúctil, de tal modo que ele tende a assumir o contorno ou perfil da ferramenta de trabalho.
Dependendo do tipo de processo adotado no forjamento, pode-se gerar mínima perda de material e boa precisão dimensional. Diversas técnicas produtivas são adotadas para se conseguir forjar peças e melhorar as características metalúrgicas, algumas dessas técnicas são milenares, com baixo grau tecnológico, caros e demorados e outras técnicas são de ultima geração. Nestas técnicas mais modernas é comum o uso de programas computacionais complexos, que proporcionam ganho de tempo e redução de desperdício de energia e material.
Quando peças são forjadas procura-se alterar principalmente a elasticidade e a plasticidade dos metais.
Entenda elasticidade como sendo a capacidade que um determinado material tem de se deformar, ao ser aplicado um esforço sobre ele, e de voltar a sua forma inicial quando o esforço deixar de existir, e entenda plasticidade como sendo a capacidade que um dado material tem de se deformar e manter esta deformação, alterando seu aspecto definitivamente.
No forjamento é fundamental ter precisão na quantidade de material: pouco material implica falta de enchimento da cavidade, muito material causa sobrecarga no ferramental, com a probabilidade de danos ao mesmo e ao maquinário.
Na usinagem há perdas 74% em volume do material, já na conformação as perdas são de 6% em volume. A tecnologia de forjamento moderna pode ser