Tecnica de Exames Psicoterapicos
O candidato FULANO. de 29 anos, solteiro e natural do Rio de Janeiro, chegou pontualmente e desenvolveu a tarefa sem resistências, vestido com camisa e calça jeans, utilizou a borracha poucas vezes e moustrou-se um pouco anscioso no incio dentro do esperado, executou em tempo médio e as dúvidas foram dentro da normalidade do exame.
Resumo da Técnica HTP
Técnica projetiva utilizada para obter informações sobre a subjetividade do sujeito com o meio e os outros. O exame de HTP é aplicado na população acima de 8 anos, contém no mínimo 2 fases. Onde podem levar de 30 a 90 minutos.
Necessitando de folhas brancas A4, Lápis 02, Borracha, alguns lápis de cores e Relógio (Para cronometrar. Latência, tempo do exame e etc..)
Para o exame é necessário uma sala confortável, privada e silenciosa, isso para tentar garantir que não haja interferência no exame, fazendo-o mais fidedigno possível.
O HTP consiste primeiramente em desenhar de forma acromática uma casa, passando para uma árvore e uma pessoa, todos em suas respectivas folhas. podendo ou não incluir uma pessoa do sexo oposto em outra folha.
A Segunda fase é o inquérito, ou seja uma entrevista feita de forma estruturada ao candidato, para assim buscar mais informações para montar a conclusão.
A Terceira fase, mas não obrigatória, são os desenhos cromáticos (coloridos).
Interpretação do Teste
Primeiro explicaremos por qual motivo do emprego das palavras “podem indicar”, “talvez” e afins, são utilizadas pelo fato que para obter um laudo é preciso a reunião de várias informações, ou seja aqui estamos explicando por partes, só na conclusão do caso que iremos reunir informações coletadas dos desenhos, inquérito, e assim informar o resultado com uma exatidão maior.
No aspecto geral, o desenho da pessoa é o mais rejeitado pelo candidato, é onde ele estará se expondo mais e havendo uma recusa e resistência ao fazer, o examinador deve insistir para conclusão do exame.