História da psicologia
O estruturalismo é a ciência da consciência e da mente, pois acredita que a mente é uma soma de processos mentais, ou seja, para cada totalidade psicológica, existem elementos, Titchener buscava saber quais eram esses elementos e qual o verdadeiro conteúdo da mente e como era sua estrutura. Já o Funcionalismo descreve que a ultima função da mente é a adaptação, sendo assim, o que deve ser estudado são as funções, e não os elementos mentais.
2) Descreva as principais contribuições de William James para o movimento funcionalista. Inclua em sua resposta uma explicação sobre o pragmatismo.
William James contribuiu com:
- Pragmatismo: valor prático do conhecimento. O pragmatismo é uma doutrina filosófica que a tese fundamental é que a ideia que temos de qualquer objeto é a soma de todas as ideias de todos os efeitos imaginários que possuímos em nossa mente a respeito desse objeto, que passa a ter um efeito prático.
- Fluxo de pensamento: Quando o pensamento é contínuo, não dividido em partes.
3) Qual é o papel desempenhado pelo termo “adaptação” na abordagem Funcionalista?
Se a adaptação é a última função da consciência, devem se investigar as funções e não os elementos. O Funcionalismo procurou estudar como o organismo se adapta ao seu meio ambiente.
4) Qual é a principal distinção entre o Funcionalismo norte-americano e o Funcionalismo de Genebra (europeu)?
O funcionalismo norte americano destaca que as adaptações vinham através de comportamentos observáveis, quanto mais observamos, melhor adaptamos. Já o funcionalismo de Genebra, diz que nossas adaptações são construídas de uma forma progressiva através de nossas experiências, ou seja, quanto mais interagimos com o ambiente em que vivemos, melhor nos adaptamos.
5) Qual foi a crítica de Claparède à Psicologia praticada por Wundt?