tecnica comunicação
RESÍDUOS INFECTANTES:
Sólidos: saco plástico branco leitoso, com simbologia de substância infectante.
Pérfuro Cortantes: recipiente rígido, resistente, impermeável, com simbolo-gia de substância infectante.
RESÍDUOS COMUNS:
Devem ser acondicionados em sacos plásticos de cor azul
RESÍDUOS QUÍMICOS:
Quimioterápicos: Saco plástico branco leitoso, duplo, identificado como “Resíduo Tóxico”
Farmacêuticos e líquidos perigosos: recipiente rígido, sem abertura onde possa haver vazamentos, com tampa, compatível com as características da substância, identificado com o nome do conteúdo e suas características.
Coleta Interna
A coleta interna consiste no recolhimento e remoção dos RSS da área geradora até o abrigo externo de armazenamento final.
As Coletas devem ser diferenciadas para cada grupo de resíduos, ou seja, não poderá ser feita a coleta de resíduos infectantes juntamente com os resíduos comuns, pois caso aconteça, o resíduo comum deverá ser considerado infectante.
O carro de coleta deverá possuir tampa e capacidade de até 500 litros, ser de material lavável, com dreno no fundo e simbologia de substância infectante.
O funcionário responsável pela coleta do RSS, deverá fazer uso dos seguintes EPI's: Uniforme, gorro, óculos, máscara, luvas, botas a avental impermeável.
AMAZENAMENTO FINAL
O armazenamento final consiste no armazenamento externo dos RSS, em abrigos distintos e exclusivos, um para resíduo infectante e/ou químico e outro para resíduo comum e/ou componentes recicláveis.
ABRIGO EXTERNO
Abrigo externo é o local destinado ao armazenamento dos resíduos até a coleta externa. O abrigo externo deve possuir as seguintes características:
Fácil localização e acesso restrito.
Ambientes independentes e exclusivos para o armazenamento de RSS.
Possuir dimensões que facilitem o acesso e a locomoção dos funcionários responsáveis pela coleta.
Ter pisos, paredes e tetos revestidos de materiais laváveis, pontos de