Tecidos do corpo humano e suas funções.
Thiago Louzada
Tecidos do corpo humano e suas funções.
São Paulo
2013
Thiago Louzada
Tecidos do corpo humano e suas funções.
Trabalho apresentado em cumprimento parcial às exigências da disciplina de Fundamentos de Biologia Aplicados à Educação Física, do curso de Educação Física da UNICID ministrada pelo Prof Marcelo Marquezi.
São Paulo
2013
De acordo com Junqueira e Carneiro, encontramos no corpo humano quatro tipos de tecidos, cada um deles responsável por diversas funções diferentes.
Sob uma análise biológica, esses tecidos são conjuntos de células especializadas (podendo ser iguais ou diferentes entre si) que têm determinada função dentro de um organismo.
Tipos de tecidos corporais:
Tecido epitelial:
É aquele que cobre a superfície do corpo, revestindo canais e cavidades e principal responsável pela formação de glândulas, justamente por isso, é dividido entre tecido de revestimento e glandular. As células organizam-se muito perto umas das outras, formando os epitélios, que revestem a pele, separando o interno do externo.
A denominação das células é feita de acordo com morfologia (1), estratificação (2) ou especificações (3):
(1)
*escamosas: mais largas do que altas;
*cúbicas: tão largas quando altas;
*colunares: mais altas do que largas;
(2)
*simples: uma única camada de células;
*estratificado: mais de uma camada de células;
*pseudoestratificado: uma única camada de células de diferentes tamanhos;
(3)
*com cílios;
* com uma camada queratinizada.
Tecido nervoso:
É o responsável pela emissão dos impulsos elétricos (pelos neurônios) que permitem que o organismo reaja ao ambiente, ou seja, apesar de serem os músculos os responsáveis pela movimentação, é através dos impulsos gerados pelo sistema nervoso que eles podem reagir ou realizar tarefas da forma esperada.