Pesquisa sobre a Desmilitarização no Brasil
CURSO
TECNÓLOGO EM SEGURANÇA PÚBLICA
ATIVIDADE
PESQUISA SOBRE A DESMILITARIZAÇÃO DA POLÍCIA
NOME DO ALUNO:
FABIANO DONATO DE OLIVEIRA
MATRÍCULA:
14113150220
DISCIPLINA:
INTRODUÇÃO A EAD - SEG
TUTOR:
CHARLES
Introdução a EAD
A Desmilitarização da Polícia no Brasil
INTRODUÇÃO
As polícias brasileiras sempre tiveram uma relação autoritária com a sociedade, as razões são as mais diversas, desde sua formação embrionária no Período Colonial, passando pela Polícia Imperial, as polícias no período do primeiro e segundo governos de Getúlio Vargas e na Ditadura Militar. Essas experiências institucionais do corpo policial no Brasil forjaram historicamente sua estrutura, cultura e regimentos.
Atualmente, a polícia militar é alvo de constantes críticas da população civil. Não é pra menos, ela é responsável por erros que vão da tática, que levam à morte de inocentes, até crimes como tortura e execuções sumárias mascaradas por autos de resistência forjados.
A presente pesquisa sobre a desmilitarização da polícia no Brasil foi referenciada em textos e falas dos seguintes autores: Tulio Vianna (2014); Luiz Eduardo Soares (2014); Mauro Donato (2013) e Alvaro Batista Camilo (2013).
TEXTO I
VIANNA, Tulio. (Artigo, 2014).
VIANNA, inicialmente, mostra os dois modelos distintos de polícia utilizados no Brasil fazendo uma sarcástica analogia do modelo atual de polícia no Brasil com a seleção brasileira de futebol, esta sendo dividida em duas equipes: uma defensiva e outra ofensiva, com técnicos e treinamentos distintos entre si, mas que são reunidas em partidas oficiais; e é incisivo ao concluir a ineficiência de tal tática, inferindo a ideia ao modelo atual de polícia no Brasil.
Em seu artigo, VIANNA evidencia que o militarismo nas corporações policiais é um grave equívoco, pois retrata uma espécie de “exército adaptado” responsável por garantir a segurança interna. O artigo aponta, ainda, que