CONTABILIDADE GERENCIAL
Este trabalho trata-se de uma pesquisa realizada em Porto Alegre com microempresas, com participação preponderante, dos setores de serviços e de comércio. O objetivo da pesquisa foi identificar a percepção do grupo de microempresários selecionados na pesquisa com relação à contabilidade gerencial como ferramenta de auxílio à tomada de decisões. Também se procurou verificar o nível de satisfação dos indivíduos pesquisados em relação ao uso da contabilidade gerencial para a finalidade da pesquisa. Fez-se uma revisão de literatura em que foram abordados os conceitos de contabilidade gerencial, ciclo operacional, ciclo de caixa, análise de custo x volume x lucro, análise de indicadores e análise de investimentos. Como método de pesquisa, foi realizado um levantamento de dados através de um questionário. Sendo assim, obteve-se retorno de 33 do total de questionários aplicados no período de 10 de maio a 08 de junho de 2012. Os principais achados da pesquisa foram que os gestores julgaram que as informações fornecidas pela contabilidade gerencial são úteis para a gestão das microempresas.
Portanto, conclui-se que o uso da contabilidade gerencial, por parte dos pequenos empreendimentos, na amostra estudada, ainda possui espaço e potencial para sua adoção. Sendo esta um importante diferencial para a gestão estratégica desses empreendimentos. Palavras-chave: Contabilidade gerencial; Microempresas; Levantamento de dados.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 06
1.1 PROBLEMÁTICA ............................................................................................... 07
1.2 PROBLEMA DE PESQUISA .............................................................................. 07
1.3 OBJETIVO.......................................................................................................... 07
1.4 JUSTIFICATIVA