Tecido Ósseo
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR
Medicina Veterinária - Histologia e Embriologia
Prof. Fernando Borja
Tecido Ósseo
I. Introdução
O tecido ósseo é um tecido conjuntivo com células e fibras imersas numa substância dura e inflexível bem adequada para as funções de sustentação e de proteção que realiza.
O tecido ósseo é um tecido dinâmico que é renovado e remodelado durante toda vida dos mamíferos. Sua construção é única, pois fornece a maior resistência à tração com o menor peso do que qualquer outro tecido.
II. Funções
A.
Suporte para as partes moles e proteção de órgãos vitais;
B.
Fornece inserção para os músculos e tendões necessária à movimentação;
C.
Reserva de cálcio.
III. Características morfológicas e funcionais
Três características morfológicas e funcionais diferenciam o tecido ósseo do tecido cartilaginoso: A.
O crescimento do tecido ósseo só se dá de forma aposicional, já o tecido cartilaginoso (para as cartilagens hialinas e elásticas) pode crescer de forma aposicional e intersticial;
B.
O tecido ósseo possui um sistema canalicular específico já o cartilaginoso não o apresenta;
C.
Por conseguinte, o tecido ósseo possui um suprimento vascular direto e o tecido cartilaginoso é avascular.
IV. Diferença entre osso e tecido ósseo
É possível se encontrar referências que confundam tecido ósseo com osso. Portanto, é bom considerar que osso é um órgão composto por vários tecidos diferentes (conjuntivo denso, nervoso... e entre eles o tecido ósseo) já o tecido ósseo é um tecido que compõe a maior parte de um osso.
V. Componentes do tecido ósseo
O tecido ósseo é formado por células (osteócitos, osteoblastos e osteoclastos) e por um material intercelular calcificado, a matriz óssea.
Os osteócitos são células achatadas existentes no interior da matriz óssea, ocupando lacunas das quais partem canalículos. São essenciais para a manutenção da matriz