Tecido ósseo
FACULDADE CENECISTA DE OSÓRIO- FACOS
CURSO DE ENFERMAGEM
NOME
TECIDO ÓSSEO
OSÓRIO, MAIO DE 2013
NOME
TECIDO ÓSSEO
Trabalho acadêmico apresentado na disciplina de Bases Biológicas no Curso de Enfermagem, solicitado pela Profª Isabel Cristina B. Taufer.
OSÓRIO, MAIO DE 2013
1 Introdução
Neste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tecido conjuntivo, o qual se divide em quatro tipos, que são: tecido conjuntivo propriamente dito, adiposo, cartilaginoso e ósseo. Neste caso em especial o foco será do tecido ósseo em geral, suas características e funções no nosso organismo.
2 Tecido Conjuntivo
Os tecidos conjuntivos são responsáveis pelo estabelecimento e manutenção da forma do corpo. Este papel mecânico é dado por um conjunto de moléculas (matriz) que conecta e liga as céluas e órgãos, dando, desta maneira, suporte ao corpo. Do ponto de vista estrutural, os componente do tecido conjuntivo podem ser dividiso em três classes: células, fibras e substância fundamental. Diferente de outros tipos de tecidos (epitelial, muscular e nervoso), que são formados principalmente por células, o principal constituinte do tecido conjuntivo é a matriz extracelular
Além de desempenhar uma evidente função estrutural, a grande variedade de moléculas do tecido conjuntivo desempenham importantes papéis biológicos, como, por exemplo, o de se importante reserva para muitos hormônios que controlam o crescimento e a diferenciação celular. A matriz do tecido conjuntivo também serve como um meio através do qual nutrientes e catabólitos são trocados entre células e seu suprimento sanguíneo.
3 Tecido Ósseo
3.1 Funções
O tecido ósseo é constituinte principal do esqueleto, serve de suporte para partes moles e protege