Tecido Sanguineo
1.1. Conceito
O sangue é um tecido conjuntivo fluido viscoso, levemente alcalino que circula pelo sistema vascular sanguíneo e que tem como função a manutenção da vida do organismo.
1.2. Características
Apresenta uma coloração que varia de vermelho brilhante a vermelho-escuro e corresponde a aproximadamente 7% do peso do corpo. É composto por elementos figurados como: hemácias, glóbulos brancos e plaquetas em suspensão em um componente fluido denominado plasma.
2. PREPARAÇÃO PARA ESTUDO DO SANGUE
2.1. Método
O exame ao microscópio óptico das células do sangue circulante é realizado fazendo um esfregaço de uma gota de sangue sobre uma lâmina histológica, secando esta preparação ao ar e corando-a com misturas de corantes destinadas especificamente para demonstrar características típicas destas células.
2.2. Coloração
É o processo utilizado para facilitar a identificação das células, onde suas estruturas serão diferenciadas de acordo com a afinidade de cada compartimento com corante aplicado.
a. Tipo de Coloração
Baseado na técnica utilizada por Romanovsky, outras foram surgindo com algumas modificações entres elas estão as de Wright, Giemsa e Leishman.
b. Tipos de Mistura de Romanowsky
A técnica de Romanovsky foi criada no fim do século XIX, onde foi utilizada uma mistura de azul de metileno e eosina.
c. Aspecto Observado
O azul de metileno cora componentes celulares ácidos em azul, e a eosina cora os componentes alcalinos em rosa.
2.3. Como fazer um Esfregaço
Após a coleta do sangue, deposita-se uma gota sobre a lâmina histológica, espalhando-a de modo que as células fiquem estiradas e separadas, coloca-se para secar ao ar e depois se cora, estando assim à amostra pronta para ser observada no microscópio óptico.
3. HEMATÓCRITO
3.1. Conceito
É a percentagem ocupada pelos glóbulos vermelhos ou hemácias no volume total de sangue.
3.2. Valores Normais
São de