tecido sanguíneo
Biologia
(Tecido Sanguíneo)
O Sangue
O Sangue também é um tecido. E como todo tecido conjuntivo, o sangue possui células e uma grande quantidade de substância intercelular. No sangue, a substância intercelular é líquida e constitui o plasma sanguíneo, formado principalmente de água, além de outros componentes como sais minerais, proteínas e etc.
O Sangue tem como funções importantes em nosso corpo:
Transporte de nutrientes, hormônios, gases respiratórios e resíduos da atividade celular.
Defesa do organismo, através da ação dos glóbulos brancos (leucócitos)
No sangue encontramos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
Glóbulos Vermelhos Glóbulos vermelhos, hemácias ou eritrócitos. Ao microscópio, a hemácia tem coloração acidófila (corantes ácidos que dão coloração rósea) e são desprovidos de núcleo. E, como os glóbulos vermelhos estão presentes no sangue em muito maior quantidade que as outras células, incolores, todo o sangue parece ser vermelho.Elas tem formas de um disco bicôncavo, portanto são achatadas. Elas nascem dentro dos ossos, em uma parte chamada de medula óssea, que é a mesma usada para transplantes nos casos de leucemias. Elas têm um tempo de vida muito curto, por volta de 100 a 120 dias.
Curiosidade: Apenas as hemácias jovens dos mamíferos possuem núcleo, quando amadurecem, elas os perdem, provavelmente para que assim haja mais espaço na célula para o transporte de gases, além de facilitar a passagem por vasos muito finos, pois existem capilares tão finos, que permitem apenas a passagem de apenas uma hemácia por vez, sem o núcleo ela consegue se espremer dentro desses vasos, facilitando a passagem. Elas apresentam um pigmento vermelho (a hemoglobina) que se combina com o gás oxigênio, formando a oxiemoglobina. A hemoglobina consiste basicamente de uma proteína com 4 partes e com um pedaço feito de Ferro