República Café com Leite (1893 – 1897)
914 palavras
4 páginas
eodoro da Fonseca(1891) Com a constituição de 1891 afirmando que o Presidente da República seria eleito pelo voto direto da população, poderíamos esperar o que daquele período corrupto? Sim, de algum jeito a constituição também afirmava que o primeiro presidente seria eleito excepcionalmente pelo Congresso (O que geraria um efeito dominó que acarretaria a anos de poder, isso foi um pensamento filosófico, vocês sacaram? Não? Continua lendo ai tchê). Deodoro da Fonseca pressionou o Congresso com armas, e assim conseguiu ser eleito indiretamente como o Primeiro Presidente da República Brasileira ( MAS ASSIM ATÉ EU NÉ TIUZÃO) . Como a votação de vice era feita separadamente, e após aquela pequena polêmica, Floriano Peixoto – chapa de oposição – foi escolhido como Vice-Presidente da República. Deodoro da Fonseca meteu pressão no Congresso, mas como governante sua arma não serviu nem para pressionar a evolução, fazendo um governo péssimo. Com um governo conturbado e violento, as principais características foram as brigas com o Congresso Nacional. Chegou a dissolver o Congresso em novembro de 1891 e ainda Proclamou o estado de sítio. Apenas o governador do Pará, Lauro Sodré não apoiou o golpe. Logo o almirante Custódio José de Melo tomou a iniciativa de anular o golpe de Deodoro, exigindo sua renúncia imediata, era a Primeira Revolta Armada.
Primeira Revolta da Armada Foi uma revolta dos marinheiros contra o esquecimento da marinha e valorização do Exército, e ainda queria a saída de Deodoro do Poder, com a convocação de novas eleições e com a liderança de Custódio de José de Melo, pretendiam eleger o Presidente da República. Porem Deodoro desgastado e combatido acabou por renunciar. A revolta se dava por encerrada e para seu lugar surgia o vice-presidente.
Floriano Peixoto (1891-1894) Ai sim tchê, pense num cara com punhos de ferro, pensou? Pois é, esse não sou eu (#TioPabloBolado) Mas se trata de Floriano que ao contrário de Deodoro e sua arma, teve habilidades