Tecido sanguíneo
Curso de Enfermagem
ANA PAULA SENA FERREIRA
ANDRESSA COELHO NASCIMENTO
ANGÉLICA DOS SANTOS RIBEIRO
INDIANE PEREIRA CAMBUÍ
MILENE PIRES
TECIDO SANGUÍNEO:
CÉLULAS DO SISTEMA IMUNOLÓGICO
Irecê-Ba
2014
ANA PAULA SENA FERREIRA
ANDRESSA COELHO NASCIMENTO
ANGÉLICA DOS SANTOS RIBEIRO
INDIANE PEREIRA CAMBUÍ
MILENE PIRES
TECIDO SANGUÍNEO:
CÉLULAS DO SISTEMA IMUNOLÓGICO
Trabalho apresentado ao curso de enfermagem da FAI – Faculdade de Irecê, como um dos requisitos avaliativos da primeira unidade da disciplina histologia, orientado pelo professor Alex Barbosa.
Irecê-Ba
2014
Fisiologicamente o sangue, através das mais diversas funções, faz com que a vida continue. A circulação distribui as substâncias nutritivas e o oxigênio a todas as células do organismo transportando aos órgãos excretores, tais como rins e pulmões, os resíduos dos processos metabólicos que recebe dos tecidos. O sangue tem um papel extremamente importante nas defesas imunitárias do organismo. Quando bactérias, vírus ou outros organismos perigosos penetram no corpo os componentes do sangue expulsam rapidamente o intruso. Enfim, o sangue regula a temperatura interna distribuindo o calor em todo o organismo. O sistema de circulação de um adulto possui cerca de 96.000 quilômetros de vasos sanguíneos.
Uma simples gota de sangue contém 250 milhões de células produzidas pelo organismo. Um adulto possui em média 25.000 milhões de glóbulos vermelhos. Os glóbulos vermelhos são produzidos permanentemente com um ritmo de 180 milhões por minuto. A maior parte do ferro contido nas hemácias é reciclado dentro da medula óssea e entra na composição da hemoglobina. São necessários cerca de seis dias para fabricar um glóbulo vermelho que vive em média 120 dias. Quando o sangue atravessa os pulmões a hemoglobina enche-se de oxigênio (até quatro moléculas de oxigênio para uma de hemoglobina). O sangue oxigenado volta então para o coração que o faz