tecido nervoso
O tecido nervoso é o responsável pela troca de informações rápidas nos animais. É muito importante pois sem ele não seria possível comandar as diversas partes do organismo de forma rápida e eficiente.
O tecido nervoso compreende basicamente dois tipos de celulares: os neurônios e as células glias. Células Glias: compreende as células que ocupam os espaços entre os neurônios e tem como função sustentação, revestimento ou isolamento e modulação da atividade neural. Neurônio: é a unidade estrutural e funcional do sistema nervoso que é especializada para a comunicação rápida. Tem a função básica de receber, processar e enviar informações. são células altamente excitáveis que se comunicam entre si ou com outras células efetuadoras, usando basicamente uma linguagem elétrica. A maioria dos neurônios possui três regiões responsáveis por funções especializadas: corpo celular, dendritos e axônios.
O corpo celular: é o centro metabólico do neurônio, responsável pela síntese de todas as proteínas neuronais.
Dendritos: geralmente são curtos e ramificam-se profusamente, a maneira de galhos de árvore, em ângulos agudos, originando dendritos de menor diâmetro.
Axônios: a grande maioria dos neurônios possui um axônio, prolongamento longo e fino que se origina do corpo celular ou de um dendrito principal.
Tipos de Fibras Nervosas As fibras nervosas, ou neurofibras, são prolongamentos citoplasmáticos finos que compõem a estrutura dos neurônios. No sistema nervoso, essas fibras exercem a função de conduzir impulsos nervosos e ocorrem em dois tipos: dendritos e axônios.
Fibras nervosas. Ilustração: © iStock.com / ktsimage
Os dendritos tem como função receber os estímulos do ambiente, de outros neurônios ou de células sensoriais e conduzi-los ao corpo celular (região mais volumosa do neurônio). A maior parte dos impulsos nervosos que alcançam o neurônio são captados pelos dendritos, mais especificamente, pelas suas