Tecido nervoso
Tecidos são conjuntos de células similares das substâncias que a envolvem. As células especializadas e a matriz extracelular envolvente formam todos os tipos de tecidos encontrados em nível de organização tecidular. A classificação dos tecidos baseia-se na estrutura das células; na composição das substâncias não celulares que as envolvem, na matriz extracelular e nas funções das células.
Classificação dos tecidos
Um tecido é classificado tendo em conta diversos fatores, tais como:
. Estrutura das células
. Composição das substâncias não celulares que as envolvem
. Matriz celular
. Funções das células
Tecido nervoso
O tecido nervoso cobre todo o sistema nervoso, o qual se divide em:
. Sistema nervoso central, é constituído pelo encéfalo e medula espinal
. Sistema nervoso periférico, é constituído pelos nervos e gânglios nervosos
Características:
Encontra-se no cérebro, medula espinal e nervos que percorrem o corpo. Em particular está em contato com os músculos, regulando o seu movimento, e com os tecidos glandulares regulando a sua atividade secretora.
Composição:
O tecido nervoso é formado por células excitáveis especializadas em transmitir estímulos ou impulsos nervosos graças a uma série muito complexa de atividades físico-químicas da sua membrana.
As células que formam o tecido nervoso podem ter diversas formas, características, comprimentos e funções muito diversas, segundo o papel desempenhado por cada uma. Fig.1-Tecido nervoso
O NEURÔNIO
A célula constitui a unidade morfofuncional de todos os seres vivos; porém, certas propriedades comuns a todas elas desenvolvem-se com muito mais aprimoramento; exemplificando; a propriedade da contração é especialidade da célula muscular, a da secreção é especialidade da célula muscular, a da secreção é altamente diferenciada nas células constituintes dos tecidos glandulares; a capacidade de reprodução é bastante desenvolvida nas células da epiderme e células germinativas;