Tecido Nervoso
ANDRÉ ALBERTO
Disciplina:
BIOLOGIA
Curso:
EDUCAÇÃO FÍSICA
Semestre:
1º.
Data:
17
05
2013
Alunos:
CÍNTIA ANÍBAL
LUANA DALONSO CAGNACCI
RAs:
4615249
4615937
TECIDO NERVOSO
O tecido nervoso é aquele que reveste todo o sistema nervoso e é o responsável pela troca rápida de informações. É um tecido bastante importante, pois sem ele não seria possível comandar as diversas partes do organismo de forma rápida e eficiente. É composto por neurônios (ou células nervosas) - sua unidade básica, estrutural e funcional, e por células glias.
As glias são células que ocupam os espaços entre os neurônios e tem como função sustentação, revestimento ou isolamento e modulação da atividade neural.
Os neurônios são células condutoras, especializadas para a comunicação rápida, e são responsáveis pela recepção, transmissão e processamento de estímulos. Comunicam-se entre si ou com outras células, usando basicamente uma linguagem elétrica. As transmissões elétricas são denominadas impulsos nervosos, e levam informações para outros neurônios, músculos ou glândulas.
Os neurônios são compostos por:
- corpo celular ou pericário: é a parte onde ficam o núcleo e diversas organelas, como mitocôndrias, que irão produzir algumas substâncias importantes e energia para o funcionamento correto da célula. É onde acontece a síntese proteica e convergência das correntes elétricas. A forma e o tamanho do corpo celular são extremamente variáveis. -dendritos: são várias e pequenas ramificações que saem do corpo celular, captando sinais elétricos e retransmitindo-os através do axônio. Tem a capacidade de receber vários estímulos ao mesmo tempo. Geralmente são curtos, e um neurônio pode apresentar milhares de dendritos.
- axônio: é uma grande extensão do corpo celular, um prolongamento longo e fino, que se conecta à outros neurônios ou à células de outros tecidos, como músculos e glândulas, e tem como função a