Tecido nervoso
Dr. Marcos Antônio Briseno de Souza
UNIPAC
1
TECIDO NERVOSO
Dois tipos celulares compõem o sistema nervoso:
Neurônios (unidade fundamental, cuja função
básica é de receber, processar e enviar informações)
Neuróglia ou células gliais (são células que ocupam os espaços entre os neurônios, com a função de sustentação, revestimento ou isolamento, modulação da atividade neuronal e defesa).
2
3
NEURÔNIOS
São células altamente excitáveis que se comunicam entre si ou com células efetuadoras (células musculares ou secretoras) usando basicamente linguagem elétrica qual seja modificação do seu potencial de membrana.
4
NEURÔNIOS
A maioria dos neurônios possui três regiões responsáveis por funções especializadas: 1.
Dendritos (déndron = árvore)
2. Corpo celular
3. Axônio (áxon = eixo)
4. Terminação axônica
5
NEURÔNIOS
6
Corpo celular
No corpo celular dos neurônios, nós encontramos as mesmas organelas, encontradas em qualquer outra célula:
Núcleo
Citoplasma
Mitocôndrias
Retículo endoplasmático
Ribossomos
etc...
7
Corpo celular
8
Corpo celular
9
Corpo celular
O corpo celular é o centro metabólico do neurônio, responsável pela síntese de todas as proteínas neuronais, bem como pela maioria dos processos de degradação e renovação de constituintes celulares, inclusive de membranas. 10
Corpo celular
O corpo celular é, como os dendritos, local de recepção de estímulos, através de contatos sinápticos. Nas áreas da membrana plasmática do corpo neuronal que não recebem contatos sinápticos apóiam-se elementos gliais.
11
Dendritos
Geralmente são curtos e ramificam-se profusamente, à maneira de galho de árvore, em ângulo agudo, originando dendritos de menor diâmetro. Os dendritos são especializados em receber estímulos, traduzindo-os em alterações do potencial de repouso da membrana. 12