Cultura
Podemos considerar cultura como o ato, efeito, ou modo de cultivar, o complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições e outros valores espirituais e materiais transmitidos coletivamente e característicos de uma sociedade; de uma civilização.
O desenvolvimento de grupos sociais, uma nação que é fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento desses valores, civilização, progresso.
Nesse sentido, a palavra cultura percorreu um longo caminho até adquirir um sentido sistemático de uma diversidade de maneiras de viver.
Cultura é palavra de origem latina e em seu significado original está ligada às atividades agrícolas. Vem do verbo latino "colere", que quer dizer cultivar. Pensadores romanos antigos ampliaram esse significado e a usaram para se referir ao refinamento pessoal, e isso está presente na expressão "cultura da alma". Como sinônimo de refinamento, sofisticação pessoal, educação elaborada de uma pessoa, cultura foi usada constantemente desde então e o é até hoje.
A cultura é a esfera geral do conhecimento e das representações do vivido na sociedade histórica.
A cultura envolve todo o acervo de valores e hábitos que marcam a condição humana. Um conjunto de atributos que se projeta para diferentes variáveis comportamentais. Existem valores, hábitos, objetos e comportamentos genéricos que dão um certo "ar de família" cultural a uma sociedade, grupo humano, região ou comunidade.
Desde a antigüidade, tem-se tentado explicar as diferenças de comportamento entre os homens, a partir das diversidades genéticas ou geográficas.
A antropologia moderna tem como uma de suas tarefas a reconstrução do conceito de cultura.
Para alcançar tal objetivo, será utilizado um esquema elaborado