tecido nervoso n
- SUBSTÂNCIA BRANCA: quando visualizada macroscopicamente, apresenta coloração branca, devido a grande quantidade de mielina. É formada por prolongamentos dos neurônios e células da glia.
FUNÇÕES: Detectar, transmitir, analisar e utilizar as informações geradas pelos estímulos sensoriais. Organizar e coordenar o funcionamento de quase todas as funções vitais.
TECIDO NERVOSO
ORIGEM EMBRIONÁRIA: ectoderme.
COMPONENTES: NEURÔNIOS: células geralmente com longos prolongamentos e CÉLULAS DA GLIA OU NEUROGLIA: sustentam os neurônios e participam de outras funções importantes.
NEURÔNIOS:
COMPONENTES: corpo celular ou pericário, dendritos e axônios.
CORPO CELULAR OU PERICÁRIO
- Contém o NÚCLEO esférico, pouco corado, grande, e central com apenas um nucléolo.
- RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO RUGOSO (R.E.R.): agregados de cisternas paralelas, com polirribossomos livres entre elas. As cisternas mais os ribossomos apresentam-se ao microscópio óptico como manchas basófilas espalhadas pelo citoplasma, representando o CORPÚSCULO DE NISSL. O R.E.R. é mais abundante nos neurônios maiores, particularmente nos neurônios motores.
- APARELHO DE GOLGI: encontra-se somente no pericário e é constituído por grupos de cisternas localizadas em torno do núcleo.
- MITOCÔNDRIAS: encontram-se em quantidades moderadas.
- NEUROFILAMENTOS (10 nm de diâmetro): formando as neurofibrilas.
- MICROTÚBULOS (24 nm de diâmetro): semelhantes aos encontrados em outros tipos celulares.
Em alguns neurônios são encontrados GRÂNULOS DE MELANINA, cuja função é desconhecida.
- LIPOFUCSCINA: pigmento encontrado as vezes nos corpos celulares, de cor parda e contendo lipídios, que se acumulam com a idade. Consiste em resíduos de material parcialmente digerido pelos lisossomos.
DENDRITOS
- São numerosos na maioria das células