Tecido Epitelial
A histologia estuda as células e o material extracelular que constituem os tecidos do corpo.
Os tecidos são constituídos por células mais a matriz extracelular produzida pelas células. A matriz é quase inexistente em alguns tecidos, porém em outros é abundante e contém estruturas e moléculas importantes do ponto de vista estrutural e funcional, que serão estudadas em capítulos seguintes. Apesar da comple-xidade do organismo dos mamíferos, há apenas quatro tipos básicos de tecidos: o epitelial, o conjuntivo, o muscular e o nervoso. Esses quatro tipos de tecidos não existem isoladamente mas juntam-se aos outros, em proporções variáveis, para formar os diferentes órgãos e sistemas do organismo animal.
TECIDO EPITELIAL
Os epitélios são constituídos por células geralmente poliédricas, justapostas, entre as quais encontra-se pouca substância extracelular. Geralmente, as células epiteliais aderem firmemente umas às outras, formando camadas celulares contínuas que revestem a superfície externa e as cavidades do corpo (boca, fossas nasais, tubo digestivo etc.). Além desses epitélios de revestimento, distinguem-se os epitélios glandulares, formados de células especializadas na produção de secreção. Há ainda epitélios especializados na captação de estímulos (luz, cheiro, gosto) provenientes do ambiente, são os neuroepitélios. Os epitélios de revestimento dividem o organismo em compartimentos funcionais e têm papel importante na absorção nos nutrientes (revestimento da superfície interna do intestino).
As células epiteliais provêm dos três folhetos germinativos. A maior parte das células epiteliais que cobrem a pele, boca, fossas nasais e ânus tem origem ectodérmica. Os epitélios que revestem quase todo o tubo digestivo, a árvore respiratória e as glândulas do aparelho digestivo, como o pâncreas e o fígado, são de origem endodérmica. Outros epitélios, como o endotélio que reveste internamente os