Tecido epitelial
Relação do tecido epitelial com outras células e matrizes extracelulares.
Epitélio ou tecido epitelial (do latimepi+ grego thelium; acima do mamilo1 ) é um dos principais grupos de tecidos celulares, sendo sua principal função a de revestimento da superfície externa e de diversas cavidades internas do organismo. As células epiteliais estão intimamente ligadas entre si (justapostas) e formam algumas glândulas. HYPERLINK "https://pt.wikipedia.org/wiki/Epit%C3%A9lio" \l "cite_note-bio-2" 2
Camadas epiteliais são avasculares (ou seja, sem irrigação por pequenos vasos sanguíneos), então recebem alimentação via difusão de substâncias a partir dos tecidos conjuntivos subjacentes, através da membrana basal. HYPERLINK "https://pt.wikipedia.org/wiki/Epit%C3%A9lio" \l "cite_note-infoescola-3" 3Tecidos sem essa membrana são chamados de epitelioides.
Os outros três tipos de tecidos básicos do nosso organismo são o tecido conjuntivo, o muscular e o nervoso.
Índice
1 Estrutura
2 Classificações por organização
3 Classificações por função
3.1 Células Neuroepiteliais
3.2 Células Mioepiteliais
3.3 Epitélio glandular
3.3.1 Classificações das células glandulares
4 Tecido epitelial de revestimento
5 Referências
6 Bibliografia
7 Ver também
8 Ligações externasEstrutura
As células são mantidas unidas através de junções. As principais junções são os desmossomos, zônulas de aderência, zônulas de oclusão ou tight junctions, junções comunicantes ou gap e os hemidesmossomos, que ligam as células epiteliais à lâmina basal e entre si.Via de regra, as junções empregam proteínas integrais de membrana, associadas ou não a elementos docitoesqueleto.
As células do tecido epitelial da pele são muito unidas, sendo este epitélio estratificado. Já o tecido epitelial que reveste os órgãos onde há trocas de substâncias, é simples. Essa diferença acontece, pois a função da pele é evitar que corpos estranhos entrem no nosso organismo, agindo como uma espécie de barreira.