Tecido Conjuntivo
Por
admin
– 18 de Outubro de 2011Publicado em: Histologia
Algumas das importantes funções do tecido conjuntivo são unir outros tecidos, preencher espaços e dar sustentação ao corpo. Ao contrário do tecido epitelial, os tecidos conjuntivos caracterizam-se por ter muita substância intercelular (matriz), que possui dois componentes: a parte amorfa e as fibras.
Imagem de microscópio óptico, do tecido adiposo. Note que as linhas são as delimitações das células e os pontos roxos são os núcleos dos adipócitos. A parte clara, parecendo um espaço vazio, é a parte da célula composta de gordura.
1. CARACTERÍSTICAS
O tecido conjuntivo é o tecido de maior distribuição de nosso corpo. Ele é responsável, basicamente, por unir e sustentar outros tecidos. Diferentemente do tecido epitelial, o tecido conjuntivo é rico em substância intercelular ou também chamado de matriz intercelular (extracelular) produzidas e secretadas pelas próprias células. Ou seja, as células que formam o tecido conjuntivo são muito espaçadas entre si. Como vimos a presença em grande quantidade da substância intercelular fundamental é uma característica própria do tecido conjuntivo. Mas o que vem a ser essa matriz? A substância intercelular fundamental (amorfa) é uma camada formada por mucopolissacarídeos e por macromoléculas de glicídios. Nesta substância estão mergulhados os tipos de fibras do tecido conjuntivo. O que vai diferenciar os diferentes tipos de tecidos conjuntivos é o tipo de célula e a composição desta matriz intercelular.
Outra característica que diferencia estes dois tecidos é quanto à vascularização. O tecido epitelial é um tecido avascular e é nutrido através da difusão que ocorre entre ele e o tecido conjuntivo. No tecido conjuntivo, por sua vez, a nutrição e a oxigenação das células ocorrem através dos vasos sanguíneos. Entretanto não podemos afirmar que todo tipo de tecido conjuntivo é vascularizado. A exceção é feita