Tecido conjuntivo
Células Móveis
Nome:
Adriana Cristina
Sumário
O tecido conjuntivo
O tecido conjuntivo é também denominado tecido de sustentação, uma vez que representa o “esqueleto” que sustenta outros tecidos e órgãos. Como tecido conjuntivo constitui uma massa coerente entre o sistema vascular sanguíneo e todos os epitélios ,todo intercâmbio de substâncias deve acontecer pelo tecido conjuntivo ,já que deve ser considerado como meio interno do organismos.
O tecido conjuntivo caracteriza –se por conter células e também substâncias extracelulares , em sua maior parte secretadas por um dos tipos secretadas por um dos dois tipos celulares (os fibroblastos),e que,em condições normais ,se encontraram em maior quantidade no tecido do que nas células.Em conjunto ,as substâncias extracelulares são denominadas matriz extracelular , a qual é constituída por fibras incluídas numa matriz amorfa que contém líquido tissular.As fibras do tecido conjuntivo dividem –se em três tipos:fibras colágenas,reticulares e elásticas.A matriz amorfa é constituída de glicosaminoglicanas e proteoglicanas que formam um gel muito hidratado no qual se encontram inseridos os demais componentes .Na matriz extracelular também há glicoproteínas de adesão como,por exemplo ,fibronectina e laminina .Os numerosos tipos celulares classificam –se em células fixas ou migratórias.
Os diferentes tipos de células, as fibras e a matriz amorfa aparecem em quantidades variáveis em diferentes partes do organismo, conferindo aos diferentes tecidos propriedades fundamentais específicas.
O tecido conjuntivo se desenvolve a partir do mesoderma embrionário, mas a maior parte do tecido conjuntivo da região cefálica do embrião tem origem na crista neural.
Células Móveis
Células do tecido conjuntivo
Células Móveis
As células do tecido conjuntivo derivam das células mesenquimatosas embrionárias e podem ser fixas ou móveis. Essas células mesenquimatosas dão também origem às células dos