Tecido conjuntivo
As células do tecido conjuntivo têm formas e funções diferentes, imersas em abundante matriz extracelular. Algumas células deste tecido são produzidas localmente e permanecem no tecido conjuntivo; outras, tais como os leucócitos, vêm de outro território e podem habitar temporariamente o tecido conjuntivo.
As células do tecido conjuntivo são as seguintes:
▪ Adipócito - armazena gordura. ▪ Condrócitos - estrutural. ▪ Eosinófilo - Modulação da atividade dos mastócitos e de processos inflamatórios. ▪ Fibroblasto - faz a síntese da matriz (produz a matriz) e tem função de reparo. ▪ Leucócito- os glóbulos branco do sangue. ▪ linfócito - imonolócica (defesa). ▪ Macrófago - atua na defesa por meio de sua alta capacidade de fazer a fagocitose. ▪ Mastócito - é receptor IGE, age nas alergias e nos processos inflamatórios. ▪ Neutrófilo - Defesa. ▪ Plasmócito - produz anticorpos, origina-se do Linfócito B, tem função de defesa.
O tecido adiposo é uma variedade especial de tecido conjuntivo no qual se encontra o predomínio de adipócitos, um tipo de célula que acumula gotículas de lipídios em seu citoplasma. Localizado principalmente embaixo da pele, na chamada hipoderme, o tecido adiposo modela a superfície do corpo e ajuda no isolamento térmico do organismo. Além disso, tem a importante função de servir como depósito de energia: os triglicerídios acumulados nos adipócitos são usados para fornecer energia no intervalo entre as refeições. Em um ser humano de peso normal, o tecido adiposo corresponde a até 25% do peso corporal nas mulheres e 20% nos homens.
Função
A função primordial do armazenamento de gordura é servir como reserva energética do organismo, mas também pode atuar como isolante térmico, (ajudando na manutenção da temperatura do corpo) e como amortecedor (proteção contra choques mecânicos), posicionando-se entre a pele e os órgãos internos.
Apesar de possuir uma função biológica importante, o tecido adiposo é